Barco Brasil no topo do pódio da primeira perna da Volta ao Mundo Globe40

Geral

O Barco Brasil, sob o comando de José Guilherme Caldas e Luiz Bolina, concluiu a primeira etapa da Globe40 na madrugada desta segunda-feira (22). A dupla brasileira chegou a Mindelo, em Cabo Verde, depois de 7 dias, 20 horas, 44 minutos e 49 segundos de navegação. A perna inicial começou em Cádiz, na Espanha, no domingo (14), com 1.500 milhas náuticas de percurso, aproximadamente 3.000 quilômetros.

Na disputa entre os veleiros Class40, o Barco Brasil conquistou a liderança da categoria e finalizou em quarto lugar no resultado geral. O barco brasileiro é um modelo Sharp, com proa mais larga, enquanto os três primeiros da classificação utilizam Scow, versão mais moderna. “As últimas 24 horas foram de fazer o barco andar e buscar abrir o máximo que conseguíssemos do Freedom. Conseguimos imprimir quase 1 nó a mais de velocidade média, o que resultou nessas vinte e poucas milhas náuticas de dianteira que temos atualmente”, destacou José Guilherme Caldas.

Segundo o comandante, a estratégia também foi decisiva para garantir o desempenho na chegada. “Mesmo sem saber exatamente onde estava o outro barco, procuramos nos manter a barlavento de onde supusemos que ele estivesse. Essa estratégia nos deu um excelente posicionamento para a chegada em Cabo Verde”, completou. O Crédit Mutuel, comandado pelos franceses Ian Lipinski e Antoine Carpentier, venceu a etapa com 5 dias, 21 horas e 37 minutos de regata.

A Globe40 segue até abril de 2026, em Lorient, na França, após seis etapas e mais de 30 mil milhas náuticas. A próxima perna terá largada em 2 de outubro, em Mindelo, rumo à Ilha Reunião, em uma travessia de cerca de 7.050 milhas náuticas (quase 14 mil quilômetros), com previsão de um mês de duração.

Foto: Sirius Event

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *