“Dor nas Juntas” – As dores articulares não são normais e pode ser evitadas

Geral

Exercícios Físicos e alongamentos podem diminuir ou evitar as famosas “dores nas juntas”

 

Todo mundo já ouviu alguém falar que está com “Dor nas Juntas” para se referir a um incômodo no joelho, ombro, cotovelos, quadril. Essa dor pode ter várias causas, desde a má postura até lesões mais sérias. Apesar de muita gente aceitar passivamente o sintoma, nenhuma dor é normal e os exercícios físicos e alongamentos são as principais formas de prevenir as dores articulares.

O personal trainer Luiz Fernando Lukas conta que o segredo para evitar essas dores é fortalecer a musculatura que “ajuda” as articulações nos movimentos. “Exercícios com elásticos, halteres ou até com o peso corporal são muito eficientes. Modalidades de baixo impacto como a natação, hidroginástica, bicicleta ergométrica e caminhada também fortalecem a musculatura. Os alongamentos e exercícios de mobilidade articular, yoga, pilates são também opções para evitar as dores nas juntas,” conta Lukas.

Os exercícios podem ser feitos em academias, praças, parques e até em casa. Com cuidado de começar de forma leve e aumentar progressivamente a intensidade, o praticante deve se atentar apenas se a dor for forte ou persistente. Nesse caso, deve parar imediatamente e buscar avaliação profissional.

Luiz Fernando Lukas, que é pós-graduado em Musculação e Treinamento de Força, conta que quanto mais cedo a pessoa começa a fortalecer os músculos, melhor. “É como se a gente criasse um “cinto de proteção” para as articulações. Assim, elas não trabalham sozinhas, mas sim com a ajuda de uma musculatura mais forte e resistente”, adverte Lukas.

Porém, quando se fala em exercícios e cuidados com articulações, é importante lembrar que nem tudo serve para todo mundo. Por isso, é preciso ter a liberação do médico antes de executar os exercícios para não correr o risco de piorar uma dor já instalada.

O fortalecimento muscular protege a articulação, mas precisa ser feita do jeito certo. Por isso, a orientação de um profissional de Educação Física também é importante.

 

Divulgação.

Fonte: LUIZ FERNANDO LUKAS – PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA – @luizfernandolukas

Luiz Fernando Lukas

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *