Como acontece há dez anos, a etapa de São Paulo da Liga Esportiva NESCAU® reúne milhares de crianças e adolescentes em torno da prática esportiva. Na 11ª edição, neste sábado (13), no clube Esperia, foram mais de 4.300 meninos e meninas de 7 a 17 anos inscritos em 28 atividades 100% gratuitas. No total, o evento recebeu 8.537 pessoas, entre familiares, amigos e convidados dos jovens estudantes.
A etapa paulistana do maior campeonato poliesportivo estudantil do Brasil e pioneiro na inclusão de modalidades adaptadas e não adaptadas no mesmo evento contou com a presença de Fred Bruno. Embaixador da marca, o jornalista e apresentador fez a alegria da garotada, que o seguiu nas visitas pelas competições e atividades. Sempre simpático, Fred distribuiu atenção, carinho e postou para incontáveis fotos.
“Já participei de outras etapas e é sempre muito especial. Quando sei que está chegando perto da época da Liga NESCAU®, já fico animado e meu filho fica animado também, porque eu sempre trago ele comigo. Afinal, para nós, é um paraíso. Fui criado a vida inteira com o esporte. O meu pai me passou isso e eu estou passando isso pro meu filho. É incrível, experimentar tantos esportes. Além disso, tem o contato direto com as crianças. E tem outro ponto que é demais na Liga, que é ver tantas pessoas praticando esportes e paradesportes juntos. É algo que dá aquele quentinho no coração”, disse Fred.
Além do embaixador Fred, a etapa paulistana da Liga Esportiva NESCAU® recebeu duas convidadas ilustres. a bicampeã olímpica com a Seleção Brasileira de Vôlei Fabiana Claudino e a nadadora olímpica e dona de seis medalhas pan-americanas Flávia Delaroli e marcaram presença no clube Esperia.
Fabiana levou o filho, Assaf, para um dia de vivência esportiva. “Ver a garotada aproveitando um dia dedicado ao esporte, com muitas modalidades, traz uma energia especial. E é isso que eu quero para o meu filho. Não sei se ele vai ser atleta, mas acredito que o importante é a base. Se ele tiver essa base forte dentro do esporte, vale para tudo. É ensinamento, é respeito, é a convivência, é o espírito esportivo, é a rotina. Então, acaba criando uma força muito grande para a vida mesmo”, comentou ela, que já havia participado da etapa de Salvador.
“Fiquei impressionada com a quantidade de crianças envolvidas e o impacto positivo que o esporte tem na vida delas. Meus filhos, de 11 e 3 anos, já estão envolvidos com a prática esportiva. Nós incentivamos para que isso aconteça de uma forma natural. Acredito que o acesso ao esporte é fundamental para tirar as crianças do sofá, desenvolver uma mentalidade mais forte e prepará-las para a vida. É um catalisador para uma educação integral, abrangendo aspectos físicos, mentais e emocionais, e que isso cria uma base sólida para a vida adulta”, afirmou Flávia Delaroli.
Quem compartilha desses ideais e os aplica no dia a dia é o Instituto Sonhe! “Trabalhamos com pessoas em vulnerabilidade, na região da Cracolândia, onde atendemos mil pessoas, sendo 600 crianças, com esporte, balé, teatro e música. Nós participamos da Liga desde 2019 e desta vez viemos com 32 crianças, nas modalidades skate e atletismo. É uma oportunidade incrível para incentivar as crianças, pois não é só o esporte pelo esporte, mas pela participação. Vemos ações educativas. Todas as crianças ganham medalha. Não há cobrança por resultado, mas valorização da participação”, comenta José Jairo Santos Gonçalves Júnior, coordenador de esportes da ONG.
A Liga Esportiva NESCAU® 2025 contou com as modalidades basquete, vôlei, futebol society, atletismo (velocidade, arremesso e salto), judô, natação, skate e ginástica artística. Para os PCDs, os esportes adaptados foram atletismo (velocidade, arremesso e salto), judô, natação e basquete em cadeiras de rodas.
Para as oficinas, as opções foram slackline, foot table e cornhole. Já os desafios eram circuito chute ao gol, arremesso de basquete 3 pontos e twister. Todas essas atividades contaram com adaptações para crianças e adolescentes com deficiência.
“A etapa de São Paulo faz aniversário junto com a Liga, pois tudo começou aqui em 2015. E a 11ª edição foi linda, com 28 atividades em um dia gostoso, nem muito frio, nem muito quente. E a criançada jogando muito jogo. E foram mais de 4 mil inscritos, além de professores, amigos e familiares. A ginástica teve um super protagonismo, mais de 1.500 meninas. Também tivemos PCDs. Nossa meta costuma ser pelo menos 10%, mas ultrapassamos essa meta. Enfim, comemoramos mais uma edição de sucesso”, completou Anamaria Monte, Gerente de Experiência da Marca Nescau.
Impacto duradouro – Em dez anos, a Liga Esportiva NESCAU® já impactou mais de 120 mil crianças e adolescentes em diferentes pontos do Brasil. São números que sustentam o fato de a Liga ser considerada a maior competição poliesportiva estudantil do país e pioneira em unir modalidades adaptadas e não adaptadas em um só lugar. Somente em 2025, já foram 33 mil participantes em oito capitais, além de uma parceria com os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). Entre eles, 20% são PCDs, superando em dobro a meta inicial e ratificando a vocação inclusiva do evento esportivo da marca de achocolatados da Nestlé.
